O significado de SEO é Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas.
O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.
Por exemplo, ao pesquisar no Google por “Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.
O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização do links em uma páginas de resultado era alfabética como nos diretórios web.
Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante.
Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.
Este curso é um guia sobre como trabalhar com essas técnicas e desenvolver uma aplicação que siga os padrões web, visando dessa maneira facilitar o trabalho do profissional web em um projeto de SEO, uma vez que atualmente, dominar técnicas de otimização de sites se tornou indispensável para quaisquer desenvolvedores web.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
Quando você visita um cliente, você o faz essa pergunta? "Você quer que seu site apareça no Google?". Se não faz, esse curso é indicado à você! Com o conhecimento adquirido com as Técnicas de SEO, você saberá como configurar o HTML de seu site e criar um arquivo "robots.txt" para que seu projeto fique mais atrativo aos mecanismos de busca.
Aprenderá também a criar links amigáveis (para pequenos projetos), e como editar o conteúdo para que seja bem rankeado pelas principais ferramentas de busca da internet. Além disso, você irá adquirir pleno conhecimento sobre como enviar o seu site para o Google, o Bing e o Yahoo! e entender como solucionar possíveis problemas.
PRÉ-REQUISITO
Conhecimento básico em HTML e Internet